Como Passar na Prova da OAB: 7 Dicas Essenciais

Passar no Exame da Ordem dos Advogados (OAB) é para muitos um sonho, e ao mesmo tempo, um requisito para exercer a função de Advogado no Brasil. Vale lembrar que a prova possui um nível de dificuldade alto. É por isso que nesse artigo você receberá dicas valiosas para cumprir esse desafio e ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados. 

Como passar na OAB

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma prova obrigatória para conseguir a carteira de Advogado. A prova é realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e possui duas fases, a 1ª fase consiste em uma prova assertiva de 80 questões, incluindo múltiplas matérias que serão elencadas no quadro a seguir, sendo necessário a pontuação mínima de 40 questões para ser aprovado para a segunda fase.

A segunda fase, por sua vez, consiste em uma prova prático profissional, sendo na área de escolha do aluno, no qual é necessário a confecção de uma peça processual, com peso total de 5 pontos e a resolução de 4 questões, cada uma com duas alternativas, totalizando 5 pontos também. 
Vale ressaltar que na segunda fase, o aluno precisa da média 6 para ser aprovado.

Com base no  42º Exame da Ordem Unificado (FGV) as matérias da primeira fase foram:

DisciplinaNº QuestõesDisciplinaNº Questões
Ética Profissional8Direito Tributário5
Direito Administrativo5Direito Humanos2
Direito Civil6Código de Defesa do Consumidor2
Processo Civil6Estatuto da Criança e Adolescente 2
Direito Constitucional6Direito Ambiental2
Direito Empresarial4Direito Internacional2
Direito Penal6Filosofia do Direito2
Processo Penal6Direito Eleitoral2
Direito do Trabalho6Direito Financeiro2
Processo do Trabalho6Direito Previdenciário 2

Já na segunda fase, o candidato poderá optar pelas seguintes matérias: Direito Penal, Direito Civil, Direito Trabalhista, Direito Constitucional, Direito Tributário. Direito Administrativo e Direito Empresarial

Dicas valiosas para ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados (OAB)

1º Condicionamento Mental. 

Por ser uma prova extensa, ela exige mais do que conhecimento, exige um nível de preparação mental. Ansiedade, falta de atenção, são fatores que podem atrapalhar você antes e durante a prova. Por isso, trabalhe sua mentalidade. 

2º Plano de Ação. 

Por ser uma prova que abrange vários conteúdos, é necessário muita dedicação aos estudos. A melhor dica é preparar um cronograma de estudos para ser seguido, monte o cronograma de modo que encaixe seu tempo livre para estudo, distribuindo as matérias.

3º Revisão

Apenas assistir aulas e fazer anotações não é o suficiente. Revise semanalmente o conteúdo estudado durante as semanas de preparação, para evitar o esquecimento e manter o conteúdo aquecido.

4º Mapas mentais.

Uma forma boa de estudar é por meio dos Mapas mentais, eles irão ajudá-lo a lembrar dos principais pontos.

5º Ler a lei seca. 

Mesmo que as questões não peçam diretamente o conteúdo da lei, modo que ela está escrita, ler a lei e fazer marcações irá ajudá-lo muito.


6º Questões

Esse é o melhor método para aprender, a prática. 
Fazer questões irá melhorar seu raciocínio e ao mesmo tempo ajudar a fixar o conteúdo.

7º 6 é 10.

Na segunda fase, você precisa tirar a nota 6 para ser aprovado. Do mesmo modos que na primeira fase você precisa de 40 acertos. Então, não se martirize em querer acertar tudo. Se você tem pouco tempo para estudar, foque nas questões com mais incidência na prova.

Bônus: Vade Macun

Na segunda fase é permitido o uso do Vade Macum, é de suma importância ler o edital para ver o que pode e o que não se pode utilizar. 
É interessante investir em um Vade Macum especial da área em que irá realizar a prova. 
Do mesmo modo, leia e folheie para que os artigos fiquem fáceis de encontrar, isso lhe dará tempo no dia da prova. 
Como também, fique de olho no índice remissível e súmulas, isso irá agilizar sua prova.

Conclusão

A aprovação no Exame da OAB é o resultado de uma preparação consistente, pautada em planejamento, disciplina e domínio do conteúdo. Cada etapa vencida ao longo dessa jornada fortalece a confiança e aprimora as habilidades necessárias para o exercício da advocacia. Acredite em seu potencial, mantenha a determinação e lembre-se que a aprovação é apenas o começo de uma trajetória brilhante no Direito.

Rolar para cima